sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Sistema Muscular  ** 8º Ano
(Grupo: Bárbara Andrade; Iasmim Mota e Kauanne Santos)

É formado pelo conjunto de músculos do nosso corpo. Existem cerca de 650 músculos no corpo humano, juntos eles representam de 40% a 50% do peso total de uma pessoa. 

Os músculos são capazes de se contrair e de relaxar, gerando movimentos que nos permitem andar, correr, saltar, nadar, escrever, impulsionar o alimento ao longo do tubo digestório, promover a circulação do sangue no organismo, urinar, defecar, piscar os olhos, rir, respirar, manutenção da postura corporal, produção de calor.

A nossa capacidade de locomoção depende da ação conjunta de ossos, articulações e músculo, sob a regulação do sistema nervoso.

No corpo humano, existem músculos grandes, como os da coxa, e músculos pequenos, como certos músculos da face. Eles podem ser arredondados (os arbiculares dos olhos, por exemplo); planos (os do crânio, entre outros); ou fusiformes (como os do braço).
Mas, de maneira geral, podemos reconhecer três tipos de músculos no corpo humano.

·        Músculo liso

Tem contração lenta e involuntária, isto é, os movimentos por eles gerados ocorrem independentemente da nossa vontade. Por exemplo, pela ereção dos pelos na pele “arrepio” e pelos movimentos de órgãos como o esôfago, estomago, intestino, veias e artérias;

·        Músculo estriados esqueléticos

Fixam-se aos ossos geralmente por meio de cordões fibrosos, tendões. Possuem contração vigorosa e voluntaria, isto é, seus movimentos obedecem a nossa vontade. Exemplos os músculos das pernas, pés, braços e as mãos;

·        Músculos estriado cardíaco

É o miocárdio, os músculos do coração, que promove os batimentos cardíacos. Sua contração é vigoroso e involuntária.
Uma das principais propriedades dos músculos é a capacidade de se contrair; a contratilidade torna possíveis os movimentos.

Quando você dobra um braço, o bíceps braquial se contrai, diminui no comprimento e aumenta na espessura. Ao mesmo tempo, o tríceps braquial relaxa. Ao esticar o braço, a situação se inverte: o bíceps braquial relaxa, voltando ao tamanho normal e o tríceps braquial se contrai.


A atividade física é importante para os músculos, como alongamentos, exercício aeróbicos (caminhada, corrida, bicicletas) e de resistência, mais conhecidos como musculação, e indicados para ganho de força e massa muscular.
A musculação é indicada para quem visa evitar a flacidez, obter músculos mais definidos e melhorar a autoestima, na musculação terapêuticas, por exemplo, fisioterapeutas aplicam exercícios com peso e resistência em pacientes que precisam fortalecer os músculos, tendões ou ligamentos, em decorrência de lesões. Há também a musculação voltada para a preparação física de atletas, para melhorar o desempenho nas competições.
  

Ø Músculo reto abdominal
O que a maioria das pessoas chama de “abdômen’’ é, na verdade, o músculo reto abdominal – e é precisamente esse músculo que dá o visual volumétrico e a divisão em ‘‘tanquinhos” que todos almejam.
O músculo reto abdominal começa na pélvis e se estende ao longo de todo o abdômen. O músculo obliquo externo está localizado nas superfícies lateral e superior do abdômen e, parcialmente, no tórax, sendo o mais longo dos músculos da região do abdômen.
O musculo obliquo interno se encontra debaixo do obliquo externo, constituindo a segunda camada muscular do abdômen. O musculo transverso abdominal se encontra sob o obliquo interno e diminui o volume da cavidade abdominal, puxando para si as costelas.






Ø Músculos da coxa
Os músculos da coxa são divididos em 3 grupos: anterior, medial e posterior.
O grupo anterior é formado por músculos extensores da perna: o músculo sartório e quadríceps femoral. O grupo medial é formado por músculos adutores da perna, que tem seu volume aparente mais importante, na parte superior interna da coxa. O grupo posterior é formado por músculos flexores da coxa, como o bíceps, semitendíneo e semimembráceo. 





Ø Músculos da face
A face humana possui diversos músculos, cada um deles com uma mais funções. Na orelha localizam-se os músculos denominados auricular anterior, auricular superior e auricular posterior, que podem ser resumidos como “Músculos auriculares’’. Na boca se encontra os músculos zigomáticos maior e menor, que tem função de ajudar na movimentação da boca, os levantadores do lábio superior, que possuem função de movimentar o lábio para cima, o bucinador, que atua na mastigação e movimentação, as bochechas, o orbicular da boca, que fecha os lábios, entre outros. No nariz, encontram-se os músculos:
·        Nasal – possui a única função de dilatar as narinas e é dividido em duas partes, cuja parte transversal se encontra acima do maxilia e ao lado da fossa incivisa, e a parte alar se localiza na asa do nariz
·        Prócero – possui a função de agir na parte frontal da face e se encontra na fáscia que envolve a parte inferior do osso nasal e na parte superior da cartilagem nasal lateral.

·        Depressor do septo – possui a função de contrair as narinas e se encontra na fossa incisiva da maxilia. Além desses músculos, ainda existem os músculos das pálpebras, que são o ‘orbicular dos olhos’, que é dividido em três partes: o orbital, a lacrimal e a palpebral, e tem a função de fechar as pálpebras, o ‘corrugador do supercilio, que tem a função de tracionar a sobrancelha e o ‘levantador da pálpebra superior’, que tem a função de abrir os olhos.

Fontes:




Fontes de imagens:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores